Início > Principal > GESTÃO LANÇA PORTAL ESPECIAL DO CORONAVÍRUS

GESTÃO LANÇA PORTAL ESPECIAL DO CORONAVÍRUS

• Principal

Através do portal especial do novo Coronavírus (COVID-19) é possível o acompanhamento das ações realizadas pelo Município de São Vicente Férrer no combate ao novo Coronavírus, com o detalhamento de Receitas, Despesas, Licitações, Decretos, Boletins Diários e outros atos, elencados neste período de Pandemia.

O acesso pode ser realizado tanto no Portal Institucional quanto no Portal da Transparência, através de link específico, sendo acessado através do link: http://www.saovicenteferrer.pe.gov.br/coronavirus

O QUE É O NOVO CORONAVÍRUS?

São muitas as dúvidas em torno do novo vírus que apareceu pela primeira vez na província central de Hubei, na China, no final de 2019, e causa infecção respiratória.

Hoje a Covid-19, como é conhecida a doença, já está em mais de 100 países.

No geral, o quadro é parecido com o de uma gripe e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% dos infectados desenvolvem sintomas leves, 14% graves e 6% gravíssimos.

Os casos extremos tendem a se agravar em quem já possui outras doenças ou imunodeficiência.

TRANSMISSÃO

O que se sabe, até o momento, é que a transmissão acontece pelo ar ou por contato com secreções.

Transmissão: Espirros; Tosse; Fluídos nasais; Saliva; Aperto de mão / abraço / dois beijinhos; Contato com superfícies contaminadas

SINTOMAS
Sintomas clínicos parecidos com os de uma gripe: Dificuldade para respirar; Tosse; Espirro; Febre.

Em algumas pessoas também houve relatos, de acordo com a OMS, de dores musculares, congestão nasal, dor de garganta e diarreia.

PREVENÇÃO
A principal recomendação é higienizar sempre as mãos. Medida simples, mas que faz a diferença no dia a dia, para a prevenção de doenças contagiosas:

Lavar as mãos com sabão durante 20 segundos ou usar álcool em gel 70% sempre que:

• Espirrar / tossir;
  • Após usar o banheiro;
  • Antes e depois de comer;
  • Depois de ter contato com superfícies (mesa, ônibus, celular etc);

Tossiu ou espirrou?

Cobrir a boca e o nariz com os braços ou lenço descartável. Evitar usar as mãos e, se usar, higienizá-las. Se usar o lenço, descartar sempre.

Esteja atento:

• Evite lugares com aglomeração;
  • Se apresentar os sintomas de forma leve, fique em casa. Em caso de piora, procure um serviço médico ;
  • Siga as recomendações de prevenção;
  • A Organização Mundial de Saúde desaconselha o uso de ibuprofeno para tratar os sintomas do coronavírus.

RECOMENDAÇÕES

FIQUE EM CASA

• Se estiver com tosse, espirro e febre, pode ser gripe ou o novo coronavírus. Seja um ou outro, inicialmente, fique em casa para evitar contaminar outras pessoas;
  • Repouse, siga as medidas de higiene e beba bastante líquido;
  • Exceção: bebês de até 6 meses, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 40 dias, idosos e pessoas com doenças crônicas devem procurar o serviço de saúde.

PROCURE UMA UNIDADE DE SAÚDE

• Se sentir cansaço, falta de ar, dor ao respirar ou a febre não passar e você não melhorar, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa;
  • Pode ser uma unidade de saúde da família ou em último caso o Hospital Municipal;
  • O profissional de saúde vai avaliar se você precisa fazer exame para saber se está com o novo coronavírus e se precisa se internar numa unidade de saúde de referência.

Ao sair de casa

Agora, ao sair de casa, o uso de máscara é obrigatório.

A máscara funciona como barreira física para evitar o contágio pela covid-19.

Saiba a forma certa de usá-la:

• A máscara deve estar limpa;
  • Mãos higienizadas para colocá-la;
  • Para tirar/colocar apenas pelo elástico da máscara;
  • A máscara deve cobrir a boca e o nariz;
  • Evite usar maquiagem enquanto usa a máscara;
  • Se precisar comer ou beber, retirar a máscara pelo elástico armazenar em saco plástico;
  • Ao chegar em casa: lavar com água e sabão, de preferencia secar ao sol e após a secagem, passar com o ferro quente.