Início > Secretaria de Juventude, Cultura e Inclusão

Secretaria de Juventude, Cultura e Inclusão

kleber

Secretário: Kleber Henrique da Silva

Endereços: Pátio João Francisco, Centro, CEP: 55.860-000, São Vicente Férrer – PE (Sede da Secretaria e Casa das Juventudes – Sede)

Av. Miguel Arraes, Siriji, São Vicente Férrer – PE (Casa das Juventudes – Siriji)

Telefone: (81) 3655-1223

Horários de atendimento: segunda a sexta-feira – 08:00 h às 12:00 h | 14:00 h às 16:00 h

Compete a Secretaria de Juventude, Cultura e Inclusão as seguintes atribuições:

I. Planejar, promover, organizar e sistematizar as atividades e o incremento das politicas públicas destinadas aos jovens do município;
II. Formular e desenvolver a Política Municipal de Cultura, com ênfase nas manifestações artísticas regionais, agregadas a “multiculturalidade” nordestina.
III. Buscar e/ou prestar colaboração técnica a formalização de novas oportunidades ao mercado de trabalho focado na geração de emprego e renda mediante convênios, acordo e/ou assemelhados, objetivando dotar o nosso Município de infraestrutura econômica com base na Inclusão Social.
IV. Programar, manter e desenvolver a autossuficiência do patrimônio cultural, por atividades diretamente exploradas ou através de concessões, permissões ou arrendamentos;
V. Articular-se com entidades e organismos públicos e/ou particulares, com vista à promoção de atividades que incrementem a cultura, ações focadas na inserção social dos jovens e o incentivo ao emprego;
VI. Propor a instituição e dimensionamento de áreas especiais de interesse, cultural também com objetivo de agregar valor ao Turismo local;
VII. Estabelecer parcerias com instituições de Ensino Superior Público ou Privado, com vistas a fomentar a pesquisa e produção científica no âmbito cultural;
VIII. Implantar politicas sociais voltadas ao lazer cultural para que toda a população tenha acesso a eventos que propiciem a melhoria das condições de vida, através da arte gerando descanso sadio e rejuvenescedor.
IX. Zelar pelo pleno funcionamento da Biblioteca Municipal, dotando-a de acervo bibliográfico à altura das necessidades dos estudantes, leitores e de toda a nossa comunidade, bem como implantar uma rede de bibliotecas moveis em nosso Município.
X. Implantar Casa de Cultura, cujo funcionamento possa propiciar à população acesso às aulas de música, pintura, dança e teatro, etc.
XI. Realizar festivais de música, teatro, literatura, entre outros, apoiando a publicação e divulgação dos trabalhos de pesquisadores e artistas locais.
XII. Realizar eventos que resgatem o orgulho da população pela celebração das datas importantes agregadas a criação do calendário oficial de eventos do Município.
XIII. Elaborar revistas e materiais informativos das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Juventude, Cultura e Inclusão/Prefeitura.
XIV. Destacar as riquezas ecológicas e turísticas de nosso município, com o objetivo de obter mais uma fonte de geração de renda e de intercâmbio cultural com outras comunidades.
XV. Produzir e organizar acervo de registros impressos, sonoros, áudio visual ou multimídia acerca da historia, da cultura, da memória, do pluralismo religioso, das tradições e das manifestações artísticos – culturais e folclóricas locais que interessem á pesquisa e para o conhecimento geral.
XVI. Incentivar e apoiar cidadãos ou grupos mantenedores de praticas técnicas ou manifestações da arte e da cultura popular tradicional, buscando inseri-los no calendário cultural do município, como também buscar o acesso ás políticas culturais desenvolvidas no âmbito estadual que prezam pelo registro, incentivos, apoio e preservação deste saberes.

Dados da secretaria:

Casa das Juventudes – SEDE: Pátio João Francisco, Centro, São Vicente Férrer – PE
Casa das Juventudes – SIRIJI: Av. Miguel Arraes, Siriji, São Vicente Férrer – PE